O Facebook tem um sistema de classificação de páginas por estrelas que apesar de teoricamente poder ser um bom indicador, na verdade é absolutamente permeável à manipulação. A esperança nestas coisas sociais é que do elevado número surja a verdade. Isso em si é logo um problema, muitas coisas têm apenas um pequeno número de pessoas que manifestaram a sua opinião. Uma página com apenas uma crítica de cinco estrelas — provavelmente do seu dono —, diz muito pouco. Igualmente uma página com um pequeno número de cinco estrelas e duas críticas de uma estrela — provavelmente do ex-amigo, ou de um ou dois sacanitas que acordaram mal dispostos —, também diz muito pouco.
Um método que acaba por resolver um pouco as desvantagens do sistema de estrelas é quando acompanhado de um pequeno testemunho escrito, assim toda a gente fica a saber qual é realmente a causa dessas estrelas solitárias, pode até haver uma razão relevante (XKCD). Outra solução é mudar de estrelas para um “gosto/não gosto”, como fez o YouTube.
O que nos leva à nossa página no Facebook. Temos 499 críticas, um número razoável de onde pode emergir alguma verdade, mas não escapamos a 11 críticas de uma estrela e a sete de duas estrelas, com as quais não nos vamos preocupar porque “provavelmente são dos ex-amigos, ou de uns sacanitas que acordaram mal dispostos”. Mas temos 29 três estrelas e 73 quatro estrelas. Destes amigos e clientes gostaríamos de ouvir onde podemos melhorar e quais foram as coisas que não correram exactamente como o desejado.
Segundo o site XKCD apesar disto tudo, ou talvez por isso, somos considerados como uma excelente livraria. Obrigado a todos!